terça-feira, 22 de março de 2011

Educação digital

     

A  internet possui imensas ferramentas que podem ser utilizadas na educação, fazendo com que o aluno se interesse e tenha um bom desenvolvimento educacional.
Acreditamos que, o ensino público deveria usar essas tecnologias para melhoria do aprendizado no Brasil, pois o mesmo tem se empenhado muito pouco em usar essa ferramenta.
Como observamos no texto as crianças e os adolescentes tendem a ter uma admiração desde muito cedo, a essas tecnologias que na maioria das vezes não são bem utilizadas, e podem trazer um grande risco para a criança quando exposta sem um controle a tantas informações.
Se no processo educacional de crianças existissem um planejamento que introduzisse programas de estudos voltados a elas, a iniciação dessas crianças com essas tecnologias traria resultados positivos para elas.
Crianças muito novas são iniciadas na internet sem nenhuma preocupação com sua educação, os chamados “nativos digitais” que são aqueles que já nascem envolvidos nessa tecnologia, em muitas vezes vêem a internet como entretenimento e não como uma fonte de pesquisas.
Os responsáveis pela educação brasileira deveriam introduzir no currículo escolar programas de aprendizagens digitais em que o aluno se reconhecesse e pudesse aprender direcionado.

Diferente dos “nativos digitais”, os “imigrantes” são aqueles que assistiram ao advento da internet ao dia a dia das pessoas, e tiveram de se acostumar com ela. São aqueles que tiveram que se adaptar ao mundo digital acompanhando a evolução da internet e tiveram mais dificuldades de interação com essa tecnologia. Enquanto que para os nativos digitais a internet é uma extensão do seu modo de vida, para os imigrantes introduzir o computador ao seu cotidiano foi um movimento de mais resistência e receio em confiar totalmente nele apesar de terem habilidade no uso dessa ferramenta.


Post criado por Maria Cláudia e Mayara Tamara

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