terça-feira, 15 de março de 2011

Conhecendo o Homo Zappiens

1. O Homo Zappiens É o ser que nasceu na geração ciber que usa a tecnologia ao seu favor de maneira prática e rápida. Tem flexibilidade de comunicação digital e utiliza esse meio para diversão e interação social. Essa nova geração depende integralmente de tecnologia, têm um modo de vida voltado aos métodos instantâneos e práticos de obter informação de qualquer pessoa e de qualquer lugar do mundo. O Homo Zappiens procura sempre estar conectado e a TIC é quem possibilita essa integração. 
Uma habilidade é a de se comunicar com agilidade com várias pessoas ao mesmo tempo.

A segunda habilidade é a de resolver problemas diários (como montagem e utilização de aparelhos tecnológicos) manuseando e descobrindo por conta própria. Em caso de dificuldade, se informa com seus contatos e na internet.
E a terceira habilidade é a de absorver várias informações ao mesmo tempo, capaz de dividir sua atenção entre todas as informações adquiridas e decide quando processá-las.
O professor pode aplicar atividades à distância via internet, como pesquisas e criações de blogs de interesse educacional. Pode também utilizar a TV e o vídeo em sala de aula interagindo as tecnologias com diversas disciplinas. 





2. As ferramentas usadas pelo Homo Zappiens são as mais variadas tais como: Telefone celular, computadores, televisão, MSN, ipods, blogs, wiks, twitter, facebook, etc.
Pesquisamos na internet como a televisão poderia ser usada na prática pedagógica do professor. Encontramos então o projeto de pesquisa da Professora  Maria Cícera Guedes apresentado no V EPEAL onde ela diz: “Cada vez mais, os recursos midiaticos invadem o cotidiano escolar, principalmente a TV e o vídeo, o que falta verdadeiramente aos membros escolares é habilidades para utilizá-los de modo satisfatório. Alguns alunos e educadores ainda consideram que o uso da TV e do vídeo na sala de aula serve somente para descanso, passatempo. É preciso modificar essa postura e expectativas em relação ao seu uso, é preciso tomar consciência que o uso desses instrumentos na sala de aula se utilizados corretamente proporcionará  aulas dinâmicas e significativas. ‘A TV e o Vídeo nos tocam por todos os sentidos, enquanto que a educação escolar utiliza quase cotidianamente somente a escrita, com isso deixa de integrar na sala de aula todos os sentidos que poderiam ser explorados dos alunos, ou seja, integração essa que começa pelo sensorial para o emocional e pelo intuitivo para atingir posteriormente o racional.’ (MORAN, 2000).”


Post criado por Dayana Christian, Maria Cláudia e Mayara Tamara

Nenhum comentário:

Postar um comentário