segunda-feira, 20 de junho de 2011

Avaliação da Discplina




a)    O que aprendi?

Aprendemos com a Disciplina Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação a trabalhar as possibilidades de aliar a comunicação e as tecnologias no processo educativo enquanto futuros docentes, principalmente a trabalhar com os recursos tecnológicos como meios didáticos através da iniciativa de utilizar tais recursos como auxílio no trabalho docente. A comunicação e os meios digitais são presença marcante no dia a dia e na formação do aluno, e nós, como professores, teremos de considerar isso.

b)    O que não consegui aprender?  

Como o temo da disciplina foi bastante curto, algumas questões ficaram mal resolvidas. A exemplo do vídeo e da HQ que tivemos dificuldades em desenvolver. Se tivéssemos trabalhado mais essas questões em sala de aula poderíamos ter debatido mais e esclarecido melhor algumas dúvidas. Mas, no geral, conseguimos entender a necessidade de trabalhar as TIC’s em sala de aula.

c)    O que preciso melhorar?  

Ainda temos bastante dificuldade em lidar com as tecnologias. Infelizmente o pouco tempo dedicado a disciplina e algumas vezes a falta de internet no laboratório de informática dificultaram ainda mais a quebra dessa barreira. Muitos dos nossos trabalhos foram postados no blog com atraso devido a falta de tempo pra debater e o entendimento do uso da ferramenta. Precisamos melhorar na habilidade de lidar com essas tecnologias senão não iremos conseguir desempenhar um bom trabalho com nossos alunos.

d)    Qual minha percepção sobre o trabalho do professor e da monitora?

Percebemos que o professor tem domínio do uso das TIC’s, passa atividades interessantes e é dedicado. Porém pensamos que faltou habilidade em lidar com uma turma tão grande e diversa, gente que sabe muito com quem não sabe nada. Talvez isso tenha se dificultado por conta do tempo reduzido da disciplina.
A monitora foi bastante atenciosa e procurava sempre orientar e responder as nossas dúvidas.

e) Sugestões para melhoria das aulas nas próximas ofertas?

- Exigir da coordenação do curso melhorias na infraestrutura do laboratório de informática, tanto dos equipamentos quanto da internet;
- Diminuir a quantidade de atividades, porém exigir mais qualidade nos trabalhos postados no blog da equipe;
- Utilizar outros recursos comunicacionais, que não seja só o computador, como ferramenta didática. Exemplo: jornal impresso, rádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário