terça-feira, 19 de abril de 2011

Aula Pesquisa: Mídias na Educação

Nosso grupo ficou com o tema: Cinema e Educação.

Abaixo disponibilizamos a apresentação em slides produzida após a pesquisa.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Projetos Didáticos com TIC

1. O que significa trabalhar com projetos didáticos?
Significa escolher um tema interessante que busque a atenção dos alunos e faça com que os mesmos interajam com o projeto e consigam desenvolver habilidades que talvez, com os estudos convencionais, não conseguissem ter a mesma desenvoltura.
Trata-se de uma aprendizagem processual onde os envolvidos irão efetuar todas as tarefas, planejamento e execução, em busca de atingir os objetivos do projeto.
2. Por que trabalhar com  projetos nas aulas com informática?
Para aproveitar os recursos disponíveis na escola e utilizar novas metodologias no uso da informática, aproveitando os espaços virtuais para pesquisa, divulgação e mobilização dos envolvidos nos projetos.
3. O tema de um projeto é escolhido pelos alunos, pelo professor ou coletivamente?
O tema deve ser proposto pelo professor, para poder dar direção e organização ao trabalho, porém deve-se abrir espaço para a participação doa alunos nas tomadas de decisões.
4. Um projeto didático precisa ser interdisciplinar?
não necessariamente,os projetos pedagógicos podem ser utilizados como método em uma única disciplina desde que esteja voltado a realidade do aluno
5. Como é feita a avaliação do que os alunos aprendem com o projeto pedagógico?
È feita de forma processual e gradativa durante a realização do projeto. Com a interação de cada aluno no projeto, avalia-se o aluno no desempenho e pode-se também avaliar com um questionário sobre o tema proposto.
6. Como vencer a resistência dos professores que só acreditam em aulas expositivas e dão pouco crédito ao planejamento, discussão e execução coletiva de um projeto?
Através da realização de projetos que consigam instigar esses professores que foram formados de foram antiga e com modelos de ensino ultrapassadas. Uma vez envolvidos nos projetos que se identifiquem, dificilmente esses professores não irão se engajar e estimular-se na mudança de postura em relação aos projetos didáticos.