segunda-feira, 20 de junho de 2011

Avaliação da Discplina




a)    O que aprendi?

Aprendemos com a Disciplina Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação a trabalhar as possibilidades de aliar a comunicação e as tecnologias no processo educativo enquanto futuros docentes, principalmente a trabalhar com os recursos tecnológicos como meios didáticos através da iniciativa de utilizar tais recursos como auxílio no trabalho docente. A comunicação e os meios digitais são presença marcante no dia a dia e na formação do aluno, e nós, como professores, teremos de considerar isso.

b)    O que não consegui aprender?  

Como o temo da disciplina foi bastante curto, algumas questões ficaram mal resolvidas. A exemplo do vídeo e da HQ que tivemos dificuldades em desenvolver. Se tivéssemos trabalhado mais essas questões em sala de aula poderíamos ter debatido mais e esclarecido melhor algumas dúvidas. Mas, no geral, conseguimos entender a necessidade de trabalhar as TIC’s em sala de aula.

c)    O que preciso melhorar?  

Ainda temos bastante dificuldade em lidar com as tecnologias. Infelizmente o pouco tempo dedicado a disciplina e algumas vezes a falta de internet no laboratório de informática dificultaram ainda mais a quebra dessa barreira. Muitos dos nossos trabalhos foram postados no blog com atraso devido a falta de tempo pra debater e o entendimento do uso da ferramenta. Precisamos melhorar na habilidade de lidar com essas tecnologias senão não iremos conseguir desempenhar um bom trabalho com nossos alunos.

d)    Qual minha percepção sobre o trabalho do professor e da monitora?

Percebemos que o professor tem domínio do uso das TIC’s, passa atividades interessantes e é dedicado. Porém pensamos que faltou habilidade em lidar com uma turma tão grande e diversa, gente que sabe muito com quem não sabe nada. Talvez isso tenha se dificultado por conta do tempo reduzido da disciplina.
A monitora foi bastante atenciosa e procurava sempre orientar e responder as nossas dúvidas.

e) Sugestões para melhoria das aulas nas próximas ofertas?

- Exigir da coordenação do curso melhorias na infraestrutura do laboratório de informática, tanto dos equipamentos quanto da internet;
- Diminuir a quantidade de atividades, porém exigir mais qualidade nos trabalhos postados no blog da equipe;
- Utilizar outros recursos comunicacionais, que não seja só o computador, como ferramenta didática. Exemplo: jornal impresso, rádio.

Explorando o Portal do Professor

O Portal do Professor é uma plataforma virtual criada pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, para auxiliar no trabalho do professor, na sua formação continuada e serve também para trocas de experiências entre professores. O portal contém também planejamentos de aula, recursos didáticos e sugestões de aula de acordo com o currículo de cada disciplina.

Em pesquisa realizada no site buscamos no link Objetos Internacionais a seguinte proposta de aula para utilizarmos com nossos alunos:


Título:
Literatura infantil: parte 1 [Categorias Literárias]

Tipo do recurso:
Áudio

Objetivo:
Apresentar ao futuro leitor o prazer que se pode ter com a leitura. Conscientizar o leitor da importância dos diferentes saberes, e destes servirem como alicerce para novas construções

Descrição do recurso:
Episódio do programa Categorias Literárias, exibido pela Biblioteca Virtual dos Estudantes de Língua Portuguesa (BibVirt), aborda e destaca as primeiras manifestação da Literatura infantil. Apresenta características e referências literárias relacionadas a essa temática

Observação:
Duração: 5 min. Apoio: Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Colaborador(es): Sueli Lopes e Ana Paula Leite de Camargo (Apresentação); Sueli Lopes e Maria José Machado (Seleção de textos); André Luís Santos (Trilha sonora); Vagner de Paula (Sonoplastia)

Componente Curricular:
Educação Superior::Linguística, Letras e Artes::Letras
Educação Infantil::Arte Visual
Educação Infantil::Linguagem oral e escrita
Educação Infantil::Movimento
Educação Infantil::Natureza e sociedade
Ensino Médio::Língua Portuguesa
Educação Superior::Ciências Humanas::Educação
Tema:
Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Gêneros discursivos: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação Infantil::Linguagem oral e escrita::Falar e escutar
Educação Infantil::Linguagem oral e escrita::Práticas de leitura
Educação Infantil::Linguagem oral e escrita::Práticas de escrita
Educação Infantil::Arte Visual::O fazer artístico
Educação Infantil::Movimento::Expressividade
Educação Infantil::Natureza e sociedade::Objetos e processos de transformação
Educação Superior::Ciências Humanas::Educação::Ensino-Aprendizagem
Educação Superior::Linguística, Letras e Artes::Letras::Língua Portuguesa
Modalidades:
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo::Língua Portuguesa::Análise linguística
Educação Especial
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo::Língua Portuguesa::Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo::Língua Portuguesa::Sistema alfabético e ortográfico
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo::Língua Portuguesa::Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo::Língua Portuguesa::Pontuação
Autor(es):
Camargo, Ana Paula Leite de; Santos, Isabel Pereira dos
Idioma:
Português (pt)
País:
Brasil (br)
Fonte do recurso:
Universidade de São Paulo (USP), Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa (BibVirt)
Detentor do direito autoral:
Universidade de São Paulo (USP). Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa (BibVirt)
Licença:
Os materiais de domínio público podem ser redistribuídos livremente, desde que não sejam alterados e que façam menção à Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa, com a sua respectiva URL e os dados sobre a obra. Já os materiais sob autorização podem ser utilizados apenas para fins pessoais/educacionais e não devem ser redistribuídos sem nossa permissão por escrito
Submetido por:
Universidade de Brasília (UnB)
URI:
Disponível em:

terça-feira, 14 de junho de 2011

Atividade com jogos virtuais



Os jogos podem ser um grande aliado na aprendizagem dos alunos, se usado corretamente eles ajudaram a desenvolver a percepção e a nação de competir, existe vários jogos educativos que são usados nas escolas principalmente privadas.
Porém existe o lado negativo dos jogos para educação das crianças, elas podem se torna verdadeiras viciadas em jogos que não passam para a mesma nenhuma aprendizagem mais sim faz com que as crianças parem de interagir com outras e que acabe se isolando.
É importante perceber que está ferramenta pode ajudar ao atrapalhar o aprendizado mais se usado de forma educacional pode ser muito útil.
Podemos usar os jogos para ensinar as crianças como manusear a internet e através dele abordarmos temas como: preservação do meio ambiente, com jogos que falam sobre reciclagem, preservação da água e conscientização do uso correto da energia. Chama a atenção das crianças para uma boa alimentação e outros temas essenciais ao conhecimento infantil.
O site é muito didático, colorido e repleto de opções para serem utilizadas em sala de aula.
Esse trabalho tem como ponto positivo que as crianças fiquem integradas na tecnologia e de temas importantes, que se tratados de outras maneiras talvez não provoque o interesse infantil.
Tem como ponto negativo a possibilidade das crianças deixarem de se socializar  com outras crianças e ficarem limitadas apenas na utilização dos jogos virtuais.

Comentário:
Infelizmente a maioria das escolas não tem recursos para disporá seus alunos esse método de ensino.

Quem produz: Discoverykids.
Destinado a crianças.
Área de aplicação: Português, inglês, educação ambiental e ciências.