terça-feira, 22 de março de 2011

Educação digital

     

A  internet possui imensas ferramentas que podem ser utilizadas na educação, fazendo com que o aluno se interesse e tenha um bom desenvolvimento educacional.
Acreditamos que, o ensino público deveria usar essas tecnologias para melhoria do aprendizado no Brasil, pois o mesmo tem se empenhado muito pouco em usar essa ferramenta.
Como observamos no texto as crianças e os adolescentes tendem a ter uma admiração desde muito cedo, a essas tecnologias que na maioria das vezes não são bem utilizadas, e podem trazer um grande risco para a criança quando exposta sem um controle a tantas informações.
Se no processo educacional de crianças existissem um planejamento que introduzisse programas de estudos voltados a elas, a iniciação dessas crianças com essas tecnologias traria resultados positivos para elas.
Crianças muito novas são iniciadas na internet sem nenhuma preocupação com sua educação, os chamados “nativos digitais” que são aqueles que já nascem envolvidos nessa tecnologia, em muitas vezes vêem a internet como entretenimento e não como uma fonte de pesquisas.
Os responsáveis pela educação brasileira deveriam introduzir no currículo escolar programas de aprendizagens digitais em que o aluno se reconhecesse e pudesse aprender direcionado.

Diferente dos “nativos digitais”, os “imigrantes” são aqueles que assistiram ao advento da internet ao dia a dia das pessoas, e tiveram de se acostumar com ela. São aqueles que tiveram que se adaptar ao mundo digital acompanhando a evolução da internet e tiveram mais dificuldades de interação com essa tecnologia. Enquanto que para os nativos digitais a internet é uma extensão do seu modo de vida, para os imigrantes introduzir o computador ao seu cotidiano foi um movimento de mais resistência e receio em confiar totalmente nele apesar de terem habilidade no uso dessa ferramenta.


Post criado por Maria Cláudia e Mayara Tamara

terça-feira, 15 de março de 2011

Conhecendo o Homo Zappiens

1. O Homo Zappiens É o ser que nasceu na geração ciber que usa a tecnologia ao seu favor de maneira prática e rápida. Tem flexibilidade de comunicação digital e utiliza esse meio para diversão e interação social. Essa nova geração depende integralmente de tecnologia, têm um modo de vida voltado aos métodos instantâneos e práticos de obter informação de qualquer pessoa e de qualquer lugar do mundo. O Homo Zappiens procura sempre estar conectado e a TIC é quem possibilita essa integração. 
Uma habilidade é a de se comunicar com agilidade com várias pessoas ao mesmo tempo.

A segunda habilidade é a de resolver problemas diários (como montagem e utilização de aparelhos tecnológicos) manuseando e descobrindo por conta própria. Em caso de dificuldade, se informa com seus contatos e na internet.
E a terceira habilidade é a de absorver várias informações ao mesmo tempo, capaz de dividir sua atenção entre todas as informações adquiridas e decide quando processá-las.
O professor pode aplicar atividades à distância via internet, como pesquisas e criações de blogs de interesse educacional. Pode também utilizar a TV e o vídeo em sala de aula interagindo as tecnologias com diversas disciplinas. 





2. As ferramentas usadas pelo Homo Zappiens são as mais variadas tais como: Telefone celular, computadores, televisão, MSN, ipods, blogs, wiks, twitter, facebook, etc.
Pesquisamos na internet como a televisão poderia ser usada na prática pedagógica do professor. Encontramos então o projeto de pesquisa da Professora  Maria Cícera Guedes apresentado no V EPEAL onde ela diz: “Cada vez mais, os recursos midiaticos invadem o cotidiano escolar, principalmente a TV e o vídeo, o que falta verdadeiramente aos membros escolares é habilidades para utilizá-los de modo satisfatório. Alguns alunos e educadores ainda consideram que o uso da TV e do vídeo na sala de aula serve somente para descanso, passatempo. É preciso modificar essa postura e expectativas em relação ao seu uso, é preciso tomar consciência que o uso desses instrumentos na sala de aula se utilizados corretamente proporcionará  aulas dinâmicas e significativas. ‘A TV e o Vídeo nos tocam por todos os sentidos, enquanto que a educação escolar utiliza quase cotidianamente somente a escrita, com isso deixa de integrar na sala de aula todos os sentidos que poderiam ser explorados dos alunos, ou seja, integração essa que começa pelo sensorial para o emocional e pelo intuitivo para atingir posteriormente o racional.’ (MORAN, 2000).”


Post criado por Dayana Christian, Maria Cláudia e Mayara Tamara

História de Vida: Inclusão Digital

  •  Meu nome é Dayana e no momento estou apenas estudando,fiz um período de pedagogia no semestre passado onde tive a oportunidade de conhecer a TIC.Entrei no curso por acaso e acabei me identificando, durante o curso tive duas matérias online que eram obrigatórias mais tinham muitas falhas.Tenho várias expectativas, que a cada dia vão se multiplicando e vão superar todos os desafio.
  • Meu nome é Maria Cláudia, o mundo  digital para mim foi se tornando algo muito comum, pois hoje só trabalho e consigo realizar minhas atividades se estiver conectada a um computador. Mas, antes disso tive um pouco de medo desse mundo. Tive receio das relações entre as pessoas ficarem restritas ao mundo virtual e esquecerem dos contatos pessoais e físicos, e no inicio desse “boom” digital, fiquei bem desconfiada e em alguns momentos até irritada da dependência que uma máquina estava submetendo o homem em todos os níveis de relacionamento (pessoal, de trabalho, etc.) . Hoje consigo diferenciar e aceitar o mundo digital e virtual como um facilitador que está cada vez mais presente em nossas vidas. Sem medos... Como já fui estudante do curso de comunicação e sempre fui apaixonada pela Educação conheci uma área chamada EDUCOMUNICAÇÂO, que é um tipo de entrelaçamento entres esses dois saberes. As TIC’s vieram depois, com as pesquisas em Educomunicação conheci as TIC’s e estou interessada em entender se vou conseguir relacionar da maneira que gosto o uso das TIC na escola.
  • meu nome e mayara tenho 18 anos..ainda tenho bastante dificuldades em mecher em um computadorpretendo conseguir me adaptar para ter boas notas na matéria


terça-feira, 1 de março de 2011

Explorando o universo da literatura infantil

Este blog foi criado pelas alunas Dayana Christian, Maria Cláudia e Mayara Tamara para a disciplina de Tecnologia da Informação e da Comunicação na Educação do 1º período noturno do curso de Pedagogia da Ufal, com a intenção de discutir o universo da Contação de Histórias para as crianças que estão na escola na fase da educação infantil.
Iremos trazer a tona temas e discussões que irão argumentar a importância desta atividade para o desenvolvimento das crianças.